Dicas de Marketing Para Pequenos Negócios

5 dicas para manter a motivação no empreendedorismo

Neemias      segunda-feira, 25 de abril de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Homens e mulheres donos de seus próprios negócios, sejam empreendedores digitais, donos de negócios locais, gestores de empresas iniciantes, precisam estar constantemente motivados. Porém, é fato que alguns dias são mais fáceis do que outros no quesito “manter a motivação no empreendedorismo.

Como manter a motivação no empreendedorismo

Não Seja o Mesmo. Seja o Melhor

É essencial ter grandes objetivos a longo prazo, mas não subestime o poder dos pequenos, aqueles do dia-a-dia. Estes tornam mais fácil atingir metas e mantê-las, mesmo quando aquele cliente se torna um pesadelo, quando um prazo se aproxima e a pressão de eleva, ou quando você está no meio de um projeto e perde todos os seus dados em um computador que trava.

Fatores motivadores que tornam-se hábitos é o que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de pequenas empresas.

Você, com certeza tem suas próprias maneiras de se manter motivado, mas penso que vale a pena mexer em estruturas e tentar novas abordagens.

Quando você apenas sonhava com seu próprio negócio, provavelmente você não tinha problemas com motivação. O sonho de trabalhar para si mesmo, ter renda ilimitada e fazer sua própria programação foi suficiente para mantê-lo em movimento.

Mas, então, você colocou a mão na massa, e se deparou com a realidade? E qual a realidade? Às vezes, o empreendedorismo pode ser tão maçante quanto aquele emprego que você tinha no mundo corporativo, ou em uma repartição pública. Ter que pensar em aspectos legais do seu negócio, cartório, documentos, reuniões com sócios, apresentações para clientes indecisos entre outras coisas pode fazer perceber que o mundo do “agora sou dono” não é só alegria .

Então, dá uma olhada nessas dicas para manter a motivação no empreendedorismo e a inspiração em alta.

1. Acompanhe o seu rendimento diário

Cada realização começa com a decisão de tentar.

Se a sua escolha em empreender foi feita porque você gostaria de ter o poder de definir quanto você ganha, então esta pode ser uma ótima maneira de manter a motivação no empreendedorismo. Em primeiro lugar, calcule, de forma realista o quanto gostaria de ganhar em um ano. Então divida este valor por mês, semana, dia e finalmente, por hora. Uma vez que você sabe o quanto você "precisa" fazer a cada dia, você pode seguir esse planejamento com base em cada tarefa / projeto concluído. A percepção do quanto você está perto ou longe da sua meta diária pode ser o combustível que você precisa pra manter o comprometimento com o seu sonho.

Você tem que saber seus números, a cada dia. Em vez de planejar gastos, planeje acúmulo, ou seja: não pense agora em comprar aquele carro de luxo. Pense em cumprir suas próprias metas para guardar o dinheiro para algo que vai te trazer lucro, em vez de prejuízo/gastos. E acompanhar o seu rendimento em uma base diária ainda vai ajudar você a ficar mais em cima de suas contas e pagar os cartões de crédito antes que eles possam acumular juros, por exemplo.

2. Cerque-se com frases afirmativas/motivacionais

Manter a motivação no empreededorismo

Frases afirmativas ou motivacionais podem parecer extravagância, clichê, etc… e se você colar cartazes no seu ambiente escritório, home office, pode até parecer ridículo. Porém, há uma razão pela qual elas são tão populares: funcionam! No entanto, nós somos rápidos em nos adaptar e deixar passar o que se torna normal. Então, de tempos em tempos, mude o lugar onde suas frases são “postadas” e até mesmo de onde elas vem, o que são.

Quando falo aqui de frases ao seu redor, não estou falando somente de banners colados na parede à sua frente, mas de forma geral: a proteção de tela do seu desktop, tablet ou smarphone, o seu status nas redes sociais, um vídeo que você goste de assistir, etc. Mude: se você gosta do monólogo de "Rocky Balboa" troque esporadicamente pela conversa de Christopher Gardner com seu filho (Will Smith, em “A Procura da Felicidade”). Se você costuma ver frases do Geração de Valor, troque-as periodicamente por textos do Empreendemia, por exemplo.

Só não permita que sua estratégia de motivação vire rotina, pelo fato óbvio que, se isso acontecer, deixará de te motivar.

Esses pequenos detalhes podem te manter na pista quando seus olhos ou sua mente tentarem vagar para longe da tarefa ou objetivo em questão.

3. Lembre-se do passado

Manter a Motivação no Empreendedorismo

Quando você se sentir farto de suas atribuições e atividades como empreendedor, volte brevemente ao passado: trabalhando em um escritório, o deslocamento diário, as roupas de trabalho desconfortáveis, o patrão respirando no seu pescoço. Você vai perceber que de repente, suas atividades já não vão parecer tão cansativas. E se você precisar de um lembrete mais sério, experimente, em um de seus horários de almoço, passar pra dar uma olhadinha no antigo trabalho. Vai servir, com certeza, como motivação.

4. Exercite-se ou faça algo fora do ambiente

Exercite-se Para Manter a Motivação no Empreendedorismo

Não gaste todas as suas pausas olhando para uma tela. Quando você está frustrado ou se sentindo sobrecarregado, um pouco de ar puro ou o simples fato de levantar-se da cadeira pode fazer maravilhas. Nada se compara à endorfinas - que irão ajudar a limpar sua cabeça, aliviar dores e tensões, e dar-lhe o reforço necessário a continuidade dos trabalhos.

5. Faça 30% do seu trabalho dentro de três horas após acordar

Manter A Motivação no Empreendedorismo - Café

Numerosos estudos têm mostrado que as pessoas são mais produtivas nas primeiras horas após acordar. Aqui, não vale uma regra específica, já que cada corpo tem seu próprio funcionamento. Mas, aproveite-se deste momento, e vá direto ao que interessa.

Faça as principais atividades da sua agenda do dia nesse período. Troque o café da manhã por um chá (você pode tomar um café 30 minutos mais tarde) e comece a trabalhar dentro de 40 minutos depois de acordar.

Você vai se surpreender com o quão produtivo você vai estar. E , quando olhar suas metas do dia, e perceber que antes de 10hs da manhã você está com 30% do seu trabalho concluído, você vai tomar uma injeção de motivação. Não sei se existe algo mais motivador que olhar pra uma lista de atividades, das quais depende o meu negócio e vê-las sendo concluídas.

Isto é o que alguns dos grandes criadores de start-ups fazem diariamente para tornarem-se mais bem sucedidos.

Conclusão: a motivação é uma necessidade para as empreendedores - tão crucial como planejamento, contratação adequada, e estabelecimento de metas. Sem ela, você e seu sonho vão tropeçar.

Pra concluir, 3 ideias pra você buscar inspiração para manter-se motivado para empreender.

1 - O Vídeo do Rocky Balboa, citado ali em cima.

2 - A conversa do filme "A procura da felicidade"

3 - Um software de gerenciamento financeiro, pra você organizar os seus dias

O Organizze é voltado para o gerenciamento financeiro e com aplicativos e oferece três tipos de versões: paga, gratuita e empresarial. Com as versões pagas custando de R$7,90 a R$9,90 por mês, é possível classificar despesas por critérios de importância ou data de vencimento e definir metas mensais de poupança.

Meu desejo é que você mantenha-se motivado para empreender rumo ao sucesso.

Comentários