Dicas de Marketing Para Pequenos Negócios

Como Fazer uma Auditoria de Conteúdo: Ferramentas

Neemias      quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Como fazer auditoria de conteúdo

Se você está começando a usar a internet para aumentar as vendas do seu negócio, seja ele físico ou digital, você precisa entender como fazer uma auditoria de conteúdo.

Mas, primeiramente, você precisa entender o que chamamos de auditoria de conteúdo. Esse é um princípio negligenciado por muitas pessoas, mesmo as que já tem certa vivência na internet.

Quando você trabalha com o conteúdo para educar ou informar a sua audiência, você precisa entender que não basta inserir 50 artigos no seu blog e esquecer que eles estão lá.

É necessário saber como o seu público-alvo está recebendo o seu conteúdo e interagindo com ele. Se você não prestar atenção nisso, corre o risco de perder o tráfego do seu blog para o seu concorrente. Quem está antenado com as tecnologias digitais, estratégias e tendências sabe que elas são constantemente mutáveis.

E, quem não se atenta a isso, pode acabar por não conseguir alcançar os resultados desejados.

Se você está lendo esse artigo, acredito que deseja aprender a usar o conteúdo a favor do aumento das vendas do seu negócio, então, você vai aprender:

1 - O que é uma auditoria de conteúdo

2 - Quais são as ferramentas que você pode usar para fazer uma auditoria de conteúdo

3 - Quais os resultados que você pode atingir ao usar a estratégia de auditoria de conteúdos.

1 - O que é uma auditoria de conteúdo

Auditoria de conteúdo é o termo usado para definir o processo de verificação se o conteúdo que você está produzindo e entregando para sua audiência está lhe trazendo os resultados necessários.

Serve também para lhe dar informações preciosas sobre o comportamento do seu público-alvo, ao receber seu conteúdo, de onde ele vem, se ele interage, se engaja, se toma decisões e se é fiel a sua marca.

A auditoria de conteúdo lhe ajudará a identificar as páginas ou artigos que precisam ser melhorados, determinar que conteúdos podem ser consolidados, descobrir quais páginas estão aparecendo nos resultados de busca para as palavras chaves relacionadas ao seu segmento de negócio, quais páginas do seu site ou blog são as mais fortes e criar estratégias para novas oportunidades de geração de clientes potenciais.

2 - Ferramentas para fazer uma auditoria de conteúdo

Para entender como fazer um auditoria de conteúdo, conheça essa lista de ferramentas que lhe ajudarão nesse processo.

2.1 - Buzzsumo

O Buzzsumo é uma das ferramentas queridinhas usadas pelo pessoal que trabalha com mídias sociais. Através dele, você consegue saber quais são as páginas do seu blog que mais receberam interações nas principais redes sociais.

Ao inserir a url do seu site no campo específico para isso, ele lhe dará os resultados por ordem decrescente. Além disso, também é possível saber quais páginas recebem links de outros sites.

Entender como seu público interage com seu conteúdo nas redes sociais é essencial para criar novas oportunidades de geração de leads.

Você pode usar a ferramenta durante 14 dias para teste.

Descubra como usar as redes sociais a favor do seu negócio, lendo estes artigos aqui.

2.2 - Hotjar e HeatMap OMB100

Hotjar e HeatMap OMB100 são duas ferramentas que lhe ajudarão a descobrir quais são as áreas mais quentes do seu blog.

Por áreas mais quentes entendemos aquelas em que os leitores mais passam o mouse ou mais clicam.

Descobrir esse comportamento é fundamental para saber onde você pode colocar chamadas para a ação (cta´s) ou formulários de cadastro.

Esse conceito se baseia na lógica de que os olhos do leitor acompanham o mouse, logo, ao entender quais são as áreas de maior temperatura, você vai poder criar chamadas específicas para esses lugares, e isso pode lhe ajudar a aumentar os seus cadastros ou as ações do usuário dentro do seu site.

Ambas as ferramentas são pagas, porém, o HeatMap OMB100 pode ser testado por 30 dias sem custo. Aliás, essa é apenas uma das quase 20 ferramentas da Plataforma OMB100, que tem de construtores de páginas a auto-responder.

Clique aqui para testar o OMB100.

2.3 - Smartlook

O Smartlook segue a mesma lógica das ferramentas do ítem anterior, porém, com um diferencial: ele filma a tela enquanto o usuário está navegando e você pode assistir depois.

Isso pode facilitar sua vida ao entender o fluxo do leitor do seu blog, e descobrir se ele está tendo facilidade na navegação ou se está se perdendo em meio às informações.

Clique aqui e use o Smartlook gratuitamente.

2.4 - Google Analytics

O Google Analytics é uma das mais eficazes ferramentas de análise web do mercado e é gratuito.

O Google Analytics lhe oferece informações de como os visitantes encontraram seu site e como eles interagem com seu conteúdo. Você pode monitorar o comportamento da sua audiência, entender de onde vem, por onde sai o seu tráfego, descobrir lugares de conversão, se o tráfego vem por meios sociais, direto ou através das pesquisas.

Enfim, um artigo não seria suficiente para descrever a quantidade de dados que você pode obter ao usar essa ferramenta.

2.5 - Youtube

Se você compartilha conteúdo no Youtube, você pode usar essa rede social para verificar quais são os seus vídeos que estão em maior evidência.

Principalmente se você costuma colocar os links de seus artigos na descrição dos vídeos. E se você ainda não usa colocar links, é bom que comece a usar. O Youtube pode lhe ajudar a melhorar o tráfego para o seu conteúdo.

Para descobrir quais são os vídeos com descrição e links presentes que estejam ranqueando, digita no Google “Youtube + url do seu site”.

Pode ser também uma excelente estratégia para saber como os seus concorrentes estão usando o Youtube e se o conteúdo deles é relevante e como você pode se diferenciar.

2.6 - Contador de Palavras WebXtool

Um dos critérios para posicionamento de conteúdo nos principais buscadores é a quantidade de palavras usadas. Artigos que contém maior número de palavras tem a tendência a ranquear melhor, alcançando melhores posicionamentos nas buscas. 

Para verificar a quantidade de palavras nos seus artigos de forma simples e rápida, use o contador de palavras da WebXtoll. 

3 - Como fazer uma auditoria de conteúdo - usando os dados a seu favor

Após fazer as pesquisas usando essas ferramentas, faça o seguinte processo:

 

  • 3.1 - Crie uma planilha, inserindo nela os links dos artigos que mais se destacam;
  • 3.2 - Use outra coluna da planilha para anotar os objetivos que você pode determinar para cada conteúdo.
  • 3.3 - Defina uma data para colocar essas alterações no ar.
  • 3.4 - Em outra planilha, anote os artigos que não estão tão bem posicionados ou consolidados, baseados no número de interações que você descobriu usando o Buzzsumo e aqueles que tem menor taxa de permanência, de acordo com o Google Analytics.
  • 3.5 - Anote, em outra coluna, as melhorias que você pode fazer nesse conteúdo.
  • 3.6 - No seu blog, naqueles artigos que estão melhor consolidados, insira alguns links para os artigos menos acessados. Isso pode ajudar a melhorar a relevância deles para a sua audiência, além de cooperar na construção de links internos.
  • 3.7 - Crie chamadas para ação baseado nas áreas que você descobriu serem mais quentes no seu blog.

 

É recomendável que você faça uma auditoria de conteúdo a cada 6 meses, dependendo da quantidade de conteúdo que você publica.

Agora que você sabe como fazer uma auditoria de conteúdo no seu blog, aproveite, pratique e colha os resultados.

Vídeo - Como Fazer Uma Auditoria de Conteúdo

 

Comentários