Dicas de Marketing Para Pequenos Negócios

Como Usar o Facebook Messenger Para Negócios

Neemias Macedo      segunda-feira, 9 de maio de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Será que seus clientes usam o Facebook Messenger? Quer saber como você pode ajudar as pessoas a encontrá-lo no Messenger?

As atualizações recentes do Facebook tornaram mais fácil para as empresas se comunicarem com os clientes via mensagens privadas através do Messenger.

Neste artigo você vai descobrir como se conectar e interagir com os clientes e como usar o Facebook Messenger para negócios.

Então aprenda todos os detalhes sobre como usar o Facebook Messenger para negócios

Como Usar o Facebook Messenger Nos Negócios

1 - Compartilhe seu Messenger Code

Uma das maneiras que as pessoas podem se conectar com o seu negócio é através da nova funcionalidade lançada pelo Facebook, o Messenger Code. São códigos que as pessoas possam digitalizar com o app do Messenger para iniciar uma mensagem privada com a página da sua empresa.

Para obter o Messenger Code para a sua página no Facebook , vá para a caixa de entrada de mensagens. Lá você vai encontrar um ícone para baixar o Messenger Code na parte inferior perto da caixa de texto para mensagens instantâneas. Se é a sua primeira vez no Messenger, pode ser que você receba uma notificação apontando para ele.

Como Usar o Facebook Messenger Para Negócios

 

Quando você clicar no ícone , aparece uma tela que exibe um código do Messenger, a opção de baixá-lo, e uma demonstração rápida de como ele funciona.

Use o Facebook Messenger Para se Comunicar com Seus Clientes

 

Quando você clicar no drop-down , você tem a opção de baixar o Messenger Code em três tamanhos, dependendo de onde você pretende colocá-lo.

Saiba Como Usar o Facebook Messenger nos Negócios

 

A imagem do código de Messenger em si é um arquivo PNG transparente, parecida com essa.

Um Artigo Sobre Como Usar o Facebook Messenger Para Negócios

 

Para alertar os fãs de sua página que eles podem digitalizar o código e enviar mensagem para você a qualquer momento, você pode compartilhar o seu Messenger Code em um post na sua página.

Saiba Tudo Sobre Como Usar o Facebook Messenger Para Negócios

 

Se as pessoas estão em sua página no Facebook, eles poderão usar o Messenger Code, seja através do aplicativo do Facebook no smartphone ou do seu navegador no desktop. Essa é uma das excelentes formas de como usar o Facebook Messenger para negócios.

A verdadeira vantagem do Messenger Code é que ele pode ser usado offline. Pense em cartões de visita, sinalização da loja, folhetos, embalagens de produtos, e assim por diante. Você pode adicionar seu Messenger Code em qualquer lugar onde você queira que seus clientes tenham a opção de se conectar com você via mensagem privada através do Facebook .

Quando você compartilha esse código online, certifique-se de encorajar as pessoas a salvar a imagem de seu Messenger Code na sua biblioteca de fotos para acessar mais tarde. Isso é importante para que eles encontrem seu código facilmente quando procurarem por seus produtos ou serviços.

Se você quiser compartilhar o messenger code no seu perfil pessoal, você pode entrar no seu aplicativo Messenger e tocar em Ajustes ou Configurações . Lá você verá o Messenger Code do seu perfil pessoal.

Como Usar o Messenger Para Negócios

 

Toque no código para ver uma versão maior e clique no ícone de compartilhamento no canto superior direito da tela para salvá-lo em sua biblioteca de fotos.

Como Usar o Messenger Code Para Negócios

 

Aqui, você também pode compartilhar com várias redes sociais ou guardá-lo para sua biblioteca de fotos .

Messenger Para Negócios

 

Para compartilhar o messenger code do seu perfil pessoal, você pode permitir que a outra pessoa faça um "scanner" (em outras palavras, fotografa) o seu código, usando a função "scan code" Ou se você está se conectando com pessoa e ambos têm o aplicativo Messenger, um de você pode ler o código do outro diretamente do aplicativo e conectar-se instantaneamente. Definitivamente, uma ótima alternativa para quando esquucer os cartões de visita em um evento! Essa não é uma excelente estratégia de como usar o Facebook Messenger para negócios?

Como Usar o Messenger Para Negócios Locais

 

2 - Promova Seu Messenger Link

Agora sim eu vou facilitar a vida de quem quer saber como usar o Facebook Messenger para negócios

A partir de sua última atualização, o Facebook oferece para as páginas e perfis um link direto, compartilhável que permite que as pessoas iniciem uma conversa quando clicam nele. Você pode encontrar o seu link clicando na setinha do botão Mensagem.

Usando o Facebook Messenger Para Negócios no Bairro

 

Fazendo isso, você vai copiar o código para a área de transferência. 

O Messenger Para Negócios

 

Qualquer pessoa que tiver essa URL poderá falar diretamente com a página da sua empresa, conforme a tela a seguir.

Facebook Messenger Para Negócios

 

Esse link também pode ser achado no seu perfil pessoal, usando o app do Facebook Messenger no seu smartphone.

Como Usar o Facebook Messenger Para Negócios Link

 

Note o seguinte: você não precisa copiar e colar seus URLs para as mensagens instantâneas sempre que precisar. Basta que você adicione o seu nome de usuário (facebook.com/username ) em um dos seguintes URLs:

fb.me/msg/seunomedeusuario
m.me/seunomedeusuario

Durante os teste, verifique que o URL m.me/nomedeusuario nem sempre funciona corretamente quando digitado em um navegador móvel, como o Safari em um iPhone, no caso de páginas do Facebook. O fb.me/msg/nomedeusuario parece ser mais confiável para esses casos. E funciona corretamente em um navegador de desktop.

Você pode usar esses links, tanto on e offline para garantir que os clientes possam se comunicar com você por meio de mensagens de sua página. Essa é uma das formas pra você aproveitar e saber como usar o facebook messenger para negócios, sejam eles físicos ou digitais.

Bom, que tal usar a criatividade e fazer algo para se engajar com seus clientes usando, combinando o Messenger Code + Messenger Links? Eu pensei em um cartão de visitas.

Facebook Messenger Cartão de Visitas

 

3 - Use as respostas automáticas

Já que você quer aumentar o engajamento com a sua audiência e seus clientes a partir do Facebook Messenger, um dos excelentes recursos que você pode usar são as mensagens pré-configuradas, ou mensagens instantâneas.

Na sua página, clique em configurações, depois em mensagens. Na tela que abrir, você tem as opções de configurar as mensagens. Se estiverem desativadas, basta clica em sim, e você poderá configurar cada uma delas.

Configure Mensagens Instantâneas no Messenger

 

Uma vez ativadas, você pode clicar em alterar e personalizar suas mensagens, conforme as imagens abaixo. Na primeira, você pode deixar uma mensagem de ausência. Serve para aqueles momentos em que você não está disponível, ou fora de horários comercias, como nos finais de semana, por exemplo. Aproveite e deixe uma outra forma de contato, caso você pretenda atender instantaneamente.

Configurar Mensagem de Ausência no Facebook Messenger

 

Logo abaixo, você pode configurar sua resposta instantânea. As respostas instantâneas são uma boa forma de informar as pessoas que você responderá em breve.

Configure Respostas Instantâneas

 

E por último você pode configurar uma saudação que as pessoas vejam na primeira vez que abrirem uma conversa com você no Messenger.

Configure Saudação no Messenger

 

A personalização pode incluir o primeiro e último nome do responsável pela página , juntamente com o URL para o seu site . Personalizar as mensagens é uma ótima maneira também de fazer  as pessoas saberem que tipos de informações podem enviar para sua página. Além disso, você pode deixar claro quando esperar uma resposta e de quem eles podem esperar uma resposta.

Para algumas empresas, a personalização pode ser útil para que as pessoas saibam que algumas informações não devem ser enviadas através deste canal, como informações médicas, senhas ou outros dados confidenciais.

 

4 - Seja localizado por nome de usuário ou nome da empresa

Se a sua empresa permite que as pessoas enviem mensagens privadas para sua página no Facebook, então eles também poderão procurar pelo seu negócio no aplicativo Facebook Messenger. Quando eles quiserem enviar uma nova mensagem, eles podem procurar o seu negócio usando o nome da empresa ou nome de usuário da sua página (@dica5mb).

Permita que as pessoas te encontrem pelo nome do seu negócio ou seu nome de usuário

 

Para algumas páginas, já está disponível a opção de mostrar o nome de usuário abaixo do nome da página, no lugar antes ocupado pela categoria de negócios.

Nome de Usuário + Nome da Página

 

Se você ainda não fez essa configuração, lembre-se de alterar. Quando você lança sua página, ela vem com seu número de ID no Facebook. Algo como isso: https://www.facebook.com/1619635954953186. Você pode alterar isso na guia Sobre, clicando em Informações da Página. É bem importante fazer essa alteração. 

 

Bom, creio que esse artigo te deu boas informações sobre e você aprender como usar o Facebook Messenger Para Negócios, da melhor forma. Aproveite e use todas elas para melhorar sua interação com a sua audiência.

Comentários