Dicas de Marketing Para Pequenos Negócios

Como Usar o Spaces, o Novo Aplicativo de Mensagens do Google

Neemias Macedo      terça-feira, 17 de maio de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Como Usar o Spaces

 

Caso você não tenha ouvido, o Google lançou hoje um novo aplicativo de mensagens chamado Spaces . Ou é  concorrente do Pinterest? Talvez seja o futuro do Google+? Verdade seja dita, não dá pra saber o que o Google quer com a nova ferramenta, mas certamente é muito interessante.

Se você ainda não viu ou está pensando em testar o Spaces - que já está disponível para Android, iOS, desktop e navegadores mobile - aqui está um guia de tudo o que você deve saber sobre o mais recente empreendimento do Google, então saiba tudo sobre como usar o Spaces.

Spaces X Aplicativos de Mensagens

Como Usar o Spaces

 

As conversas são o aspecto central do Spaces, mas não é um aplicativo de mensagens tradicional como o Messenger, WhatsApp ou o próprio Hangouts do Google. As conversas acontecem dentro dos espaços, como o próprio nome já diz, de acordo com temas , em vez de pessoas em particular.

Você pode ter um espaço para atividades como suas próximas férias ou planejando um evento, ou até mesmo interesses em comum com seus clientes , por exemplo, ou você pode simplesmente usá-lo para coletar imagens, links e vídeos de coisas que chamam a sua atenção e você quer compartilhar. Atualmente, existem três tipos de posts: links (incluindo vídeos do Youtube e GIFs), fotos e texto.

É importante ressaltar que tudo isso pode ser aberto dentro do mesmo espaço, sem precisar mudar de aplicativo, se você estiver em um dispositivo móvel. Você também pode comentar sobre cada post individual, e até mesmo manter uma conversa durante a leitura de um link ou assistindo a um vídeo.

Você pode usar o Spaces apenas para conversar com outras pessoas, individualmente, mas, vai muito além disso. Aliás, dizem que este não é o substituto do Hangouts - o texto é a última opção entre os tipos de post.

As discussões em torno do conteúdo têm prioridade sobre conversas independentes. Ou seja, o Google vê o Spaces sendo usado principalmente por pequenos grupos de amigos, família ou colegas de trabalho que podem precisar de coordenar um plano, um projeto de negócios, ou simplesmente querem discutir interesses comuns. Dito isto, ele pode também ser um concorrente do Pinterest, tipo criar coleções de links e imagens.

Como Usar o Spaces - Criando Sua Conta

Aqui você começa a aprender como usar o Spaces na prática. 

Entre e spaces.google.com ou abra o aplicativo Spaces, e você vai encontrar uma tela inicial mostrando seus espaços atuais, ou a opção de criar um novo. Cada espaço mostra pequenos avatares de participantes, e uma guia de atividades permite que você visualize quaisquer mensagens ou comentários recentes de seus amigos.

Se você tem algo que você precisa para compartilhar imediatamente, você pode clicar na seta azul e copiar link ou foto. Você pode publicá-lo em um espaço atual ou criar um completamente novo em torno desse item.

Como Usar o Spaces

O Google atribui automaticamente uma imagem colorida e capa para novos Spaces, mas uma vez aberto, você pode mudar a aparência do espaço, clicando no menu de três pontos e escolhendo "personalizar o Space." Você pode renomeá-lo, escolher um dos nove temas de cores e uma das dez imagens de capa (ou carregar a sua própria).

Em seguida, clicando em "Convidar por", você pode enviar aos seus contatos um link para participar. No navegador, você pode copiar um link, enviar um e-mail ou postar no Facebook, mas os aplicativos móveis permitem que você convide outras pessoas através de uma aba padrão de compartilhamento.

Como Usar o Spaces - Tipos de Postagem

Como usar o Spaces para postagens: 

Agora que você entrou, você pode começar a postar. O Spaces te dá algumas opções de post:

Links:  Copie e cole URLs. Arquivos  de vídeo e imagem são automaticamente incorporados e arquivos GIF reproduzem automaticamente no seu feed. 
YouTube:  Se você pesquisar, especificamente para vídeos do YouTube, mostra seu histórico recente de vídeos para acelerar o processo. Você ainda pode postar vídeos do YouTube na area de trabalho do app, copiando a URL. No celular a integração ajuda a poupar alguns cliques.
Fotos:  upload de fotos da sua câmera ou do Google Fotos. Você pode postar várias imagens ao mesmo tempo.
Texto:  mensagens de texto. Infelizmente, faltando opções de formatação.

Como Usar o Spaces - Tipos de Mensagens

Os aplicativos móveis são particularmente versáteis no tocante a visualizar links e vídeos do YouTube, porque abrem um navegador interno baseado no Chrome ao invés de mudar de aplicativo; basicamente você pode olhar tudo o que tem no YouTube ou sem ter que sair do aplicativo Spaces.

No navegador para desktop, você só pode clicar nos links, mas isso não é um grande problema, já que é apenas uma questão de mudar de abas.

As mensagens, por sua vez, ocupam um carregamento vertical padrão em ordem cronológica inversa. GIFs iniciam automaticamente, a medida que aparecem, e vídeos e links da Web abrem-se para a direita dentro do aplicativo - novamente garantindo que você nunca tem que sair.

Como Usar o Spaces

 

Como Usar o Spaces - Conversas

O pequeno tamanho das imagem é, em partes, porque a lateral direita é ocupada por um espaço para visualizar conversas.

Clique em "Diga alguma coisa", e você pode comentar sobre qualquer post usando uma interface surpreendentemente completa. Isso inclui mensagens de texto padrão, links incorporados ou fotos, ou até mesmo usar o mesmo conjunto de adesivos disponíveis no Hangouts. Também, como no Hangouts, você pode ver a mensagem mais recente que alguém ler.

Como Usar o Spaces

 

Mantendo a tendência, links e vídeos incorporados abrirão diretamente dentro do aplicativo. E o mais interessante, você pode manter a conversa  enquanto você está assistindo a um vídeo ou lendo um post em dispositivos móveis.

Basta tocar no botão de conversa na parte inferior da tela e você poderá conversar enquanto o vídeo que você está assistindo permanece tocando ao fundo.

Isso é semelhante ao modelo de conversa que Google começou a implantar-se no YouTube para Android  na semana passada. Com o próximo Android N, o modelo de tela dividida, parece ter vindo para ficar.

 

Como Usar o Spaces

Uma grande limitação: notificações ainda não estão disponíveis/funcionando. O aplicativo simplesmente não mostra as notificações dos novos posts ou comentários, apesar de estar ativado nas configurações.

Como Usar o Spaces - Pesquisa

É um aplicativo do Google, por isso os espaços tem um poderoso recurso de busca por mensagens anteriores. Ele busca através de mensagens e conversas em todos os seus Spaces, e você pode especificar se o que quer que ele busque é uma imagem, link, ou vídeo.

É a busca de fotos que particularmente impressiona. Muito parecido com o Google Fotos, Spaces pode encontrar o conteúdo dentro de suas fotos, em vez de apenas fazer uma simples pesquisa de nome. Por exemplo, se eu digitar "flores" , ele encontra imagens de flores, se eu digitar "edifício", ele encontra imagens de prédios.

Como Usar o Spaces - Pesquisa

Mas, sendo bem claro, isso só vai fazer você encontrar fotos já enviados no aplicativo, e não vai fazer uma pesquisa na Web em geral, ou em fotos de seus álbuns on-line . Ele também vai pesquisar através de todas as suas mensagens de bate-papo, por isso certifique-se que você está confortável enviando suas conversas até a nuvem do Google.

Como Usar o Spaces - Primeiras impressões

Por enquanto, tudo certo. Alguns bugs. A indicação para o empreendedor é usá-lo como uma ferramenta de compartilhamento de interesses com a sua audiência, as pessoas que tem interesse no seu negócio e afins

Naturalmente, o Pinterest pode fazer isso também, mas a natureza colaborativa do Spaces torna isso particularmente interessante.

Dito isto, é difícil ver onde o Google quer chegar com esta nova plataforma a longo prazo. A funcionalidade de chat tem o potencial de substituir o Hangouts se a empresa tornar mais fácil para iniciar uma conversa um-a-um, enquanto o aspecto de compartilhamento faz parecer que a empresa está pensando como uma alternativa para o Google+.

Por enquanto, a empresa parece contente em deixar Spaces viver em um espaço relativamente desocupado. Se vai agradar as massas, só o tempo dirá.

 

Abaixo você vê uma pequena apresentação de como usar o Spaces.

Comentários