Dicas de Marketing Para Pequenos Negócios

Como Vender Mais Com Email Marketing (sem fazer SPAM)

Neemias Macedo      quarta-feira, 22 de junho de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Saiba, nesse artigo, como vender mais com email marketing, usando as estratégias corretas e como você pode aumentar as suas conversões com essa fantástica ferramenta chamada email.

Como vender mais com email marketing

Você sabia que no mundo todo, são enviados mais de 144 bilhões e-mails a cada diaAgora, em meio a tantos emails que são disparados para milhares de pessoas através de centenas de ferramentas, com uma infinidade de ofertas, como você pode se destacar e como vender mais com email marketing?

Penso que podemos começar com 3 dicas básicas, que podem te ajudar a se destacar nesse concorrido mar de oportunidades. 

Conheça, então, as três principais táticas que você precisa aprender para destacar-se, fechar vendas, e vencer a guerra de atenção na caixa de entrada de seus clientes.

1 - Títulos Curtos Obtém Maior Taxa de Abertura

Quando se trata de e-mail marketing, título têm um único objetivo: que o destinatário a abra o e-mail. Mas, nem sempre, isso é uma tarefa fácil. O pessoal da MailChimp descobriu que, nos principais segmentos, as taxas de abertura variam de uma média de 17 a 28 por cento. Isso significa que apenas uma em cada quatro pessoas abre seu e-mail (e muito menos lê ou clica em algum link). 

Ou seja, otimizar os títulos é a chave para se certificar de que seus assinantes realmente leiam seu e-mail. Fazer isso não é difícil. Basta lembrar de dois fatores importantes quando elaborar o seu título - mantê-lo curto e manter a curisidade (não entregue todo o assunto no título).

Como vender mais com email marketing

Sem dúvida, o melhor título na história do e-mail marketing foi enviado durante a primeira campanha presidencial de Obama, que levantou $ 690.000.000 on-line (principalmente através de e-mail marketing). O título Foi, "Hey". Não, não foi um erro de digitação. O título do e-mail foi simplesmente, "Hey". Por que isso funciona? Psicologia. Você é mais propenso a abrir e-mails com títulos que te dão a impressão de estar falando com amigos, família ou colegas.

Para a sua próxima campanha de email marketing, mantenha seus títulos curtos e mantenha a curiosidade e veja a sua taxa de abertura subir.

2. Conteúdo + Oferta: Pare de tentar somente vender.

Como vender mais com email marketing

O e-mail marketing é declarado "morto" mais vezes do que podemos contar. A verdade é que ele não está morto e, provavelmente nunca morrerá. Uma campanha de email marketing tem o maior retorno sobre o investimento dentro do marketing digital, porque é a única maneira barata de atingir diretamente o público-alvo. A Direct Marketing Association descobriu que e-mail marketing tem um retorno sobre o investimento de 4,300 por cento . No Brasil, e-mail marketing tem feito muitas empresas faturarem centenas de milhares de dólares. 

Aliás, além de não estar morto, o e-mail marketing vive dias de glória. Lembra da década de 1990, quando os comerciantes nos inundavam com ofertas, cupons e e coisas inimagináveis? Funcionou por um tempo e as empresas estavam fazendo muito dinheiro com SPAM. Hoje, isso já não funciona - estamos muito menos suscetíveis a spam, os filtros são capazes de manter a nossa caixa de entrada limpa e há ainda leis que nos protegem de e-mails indesejados. 

Você pode perguntar: como todas essas barreiras, como eu posso fazer do e-mail a ferramenta mais poderosa em minha estratégia de marketing digital? Como vender mais com email marketing, com tantos filtros e o poder na mão do assinante? Simples: antes de enviar emails de vendas, cupons e ofertas, adicione conteúdo de valor na sua campanha de email marketing.

Se a sua campanha de e-mail marketing é baseada em "vender, vender, vender", você vai jogar seus assinantes fora. Eles vão ficar estressados com suas ofertas e, provavelmente, cancelar a assinatura. Isto é conhecido como churn e-mail (tradução livre: taxa de cancelamento) e as estatísticas mostram que ele pode levar a uma diminuição de cerca de 25 por cento de seus assinantes a cada ano.

A solução que muitos empreendedores encontram para diminuir a rotatividade é para aumentar os investimentos quando se trata de crescer sua lista de assinantes. No entanto, na perspectiva de custo, é mais barato manter os assinantes atuais do que investir para adquirir novos. Para manter a sua taxa de cancelamento baixa, você precisa manter os assinantes interessados. É aqui que o conteúdo pode ajudar. Use o conteúdo como um meio de educar e informar seus assinantes, sem vender. Olha essas sugestões:

  • Faça curadoria de uma lista de 10 artigos interessantes sobre o segmento e compartilhe com seus assinantes.
  • Misture conteúdo selecionado de autoridades do seu segmento com conteúdo do seu próprio blog, mesmo em seus em e-mails com suas vendas. Você pode usar a parte inferior de seus emails para isso.
  • Pause os emails de vendas e envie emails exclusivamente com conteúdo que eduque sua audiência. Há empresas que usam essa estratégia para educar os consumidores sobre as opções de produtos do seu segmento, se colocando sempre como a opção para que o cliente escolha você.

3. Quer Saber Como Vender Mais Com Email Marketing? Teste Tudo.

Como vender mais com email marketing

Com as principais ferramentas de email marketing, você tem a possibilidade de testar quase tudo e obter um retorno (quase) instantâneo. Isso lhe permite aprender constantemente e melhorar suas campanhas com base em relatorios precisos. 
 
 

Os testes mais fáceis de executar são chamados testes A/B, onde você manda duas ou mais variações de e-mails para seus assinantes e verifica as suas reações a cada um. E se você quer saber como vender mais com email marketing, você precisa testar.

Abaixo, uma lista com as três principais coisas que você deve testar em suas campanhas de email marketing para saber como vender mais com email marketing.

  • Título: Como mencionado acima, os títulos (também chamados de 'headlines') são muito importantes. Eles são a porta de entrada para seu e-mail e se eles não estiverem otimizados, a taxa de abertura pode ser muito baixa. Teste diferentes variações de comprimento, com a primeira letra de cada palavra em maiúscula, usando somente letras maiúsculas, e até mesmo adicionando emoticons.
     
  • Design: imagine testar um projeto para uma campanha de marketing e-mail saia totalmente da concepção tradicional de e-mail que você usa. Esquema de cores, tipografia, redação diferente. Você pode se espantar com os resultados. O novo design pode acabar vendendo 50 por cento mais do que o design tradicional. Lembre-se disto: mesmo que você esteja satisfeito com o design, seus assinantes podem não estar. Teste diferentes variações de cores, botões, tipografia e gráficos.
     
  • Dias e horários de envio:  Um estudo realizado pela Experian descobriu que e-mails enviados nos fins de semana superam os de segunda a sexta. Eles também descobriram que entre 20 horas e meia-noite é o momento perfeito para enviar e-mails. Isso faz sentido porque o volume de e-mail é baixo nesses dias/horários, porque a maioria das pessoas não está trabalhando. No entanto, cada segmento pode ser diferente e é bom que você tenha isso em mente ao testar. Tente encontrar dias e horários em que o assinante não será distraído por outras coisas quando seu e-mail aparecer na sua caixa de entrada.

Veja o infográfico, onde ensino 5 passos para você criar seu primeiro teste A/B de email marketing.

Penso que o tema principal deste artigo é este: não trate seus assinantes como assinantes, trate-os como pessoas reais. Fale com eles da forma como seus amigos, família e/ou colegas de trabalho fazem. Compartilhe conteúdo de valor com eles, aprenda mais sobre eles através dos testes, e você fará com que o e-mail seja o seu canal de marketing mais bem sucedido.

E para concluir esse artigo, deixo com você esse vídeo, onde o Leonardo Soares ensinou a Como Vender Mais Com Email Marketing (Sem Fazer Spam).

Comentários