Dicas de Marketing Para Pequenos Negócios

Vender Mais Com Vídeos

Neemias Macedo      quarta-feira, 27 de abril de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Se você pensa em expandir seus negócios, aumentar suas vendas usando as estratégias de marketing digital e aumentar a sua relevância diante das pessoas que buscam por seus produtos ou serviços online, esse post é pra você. Aqui você vai entender porque você pode vender mais com vídeos.

Vender mais com vídeosNos últimos meses, aumentou muito a demanda por vídeos online. Talvez por isso, a internet fez tanto barulho quando as operadoras cogitaram limitar o uso de dados. 

Cada dia surgem aplicativos novos, desde os mensageiros online, que usam os vídeos como forma de comunicação, até app para edição de vídeos via smartphone. 

Ou seja, o pessoal tá preferindo tanto se comunicar com vídeos quanto assistir vídeos online. Não é difícil passar por uma conversa de grupo de empreendedores no FB, por exemplo e ver tanta gente dizendo que deixou de assistir TV e agora só assiste Youtube e Netflix.

Nos próximos anos, o consumo de vídeo online deve ser tão importante quanto à TV aberta, impulsionado inclusive pelo crescente uso de dispositivos móveis. As próprias redes sociais estão se adaptando para essa realidade e há inúmeras opções para se trabalhar nesse formato. Pense que além do YouTube, há também o Periscope, aplicativo de transmissões ao vivo, eleito o melhor app de 2015. O Facebook fez fortes investimentos em sua plataforma de vídeos, a Netflix não pára de crescer, WhatsApp, Snapchat e Instagram também estão no meio dessa revolução na forma como consumimos vídeos.

Vivi Pimenta, Blog Momento do Marketing

Porque eu digo que você pode vender mais com vídeos? Vou te dar alguns motivos

1 - O Youtube é o segundo maior mecanismo de pesquisa, atrás somente do Google.

Venda Mais Usando VídeosSó essa informação já seria suficiente para te convecer a usar os vídeos para aumentar suas vendas. Porém, seguem mais alguns dados, caso você não esteja convecido:

  • O Youtube tem mais de 1 bilhão de usuários, e isso representa quase um terço dos usuários da internet.
  • Nos Estados Unidos, tanto o Youtube para desktop quanto para dispositivos móveis atingem mais adultos de 18 a 49 anos do que qualquer rede de TV a cabo. Isso quer dizer que atinge grande parcela dos usuários com poder de compra.
  • O próprio Youtube afirmou que o Brasil é o segundo maior consumidor de vídeos do Portal.
  • 46% do jovens entre 16 e 19 anos gastam uma hora ou mais no Youtube todos os dias. Se esse é seu público alvo e você não está aproveitando, o dinheiro está ficando na mesa.

Dica pra usar o Youtube nos seus negócios: faça vídeos que ofereçam algum conteúdo de valor sobre seu produto ou serviço. Se você é advogado trabalhista, por exemplo, pode fazer vídeos oferecendo dicas a respeito de leis relacionadas a demissão, a direitos do trabalhador. 

2 - Vídeos bem otimizados ranqueiam na primeira página do Google, preenchendo lacunas de bom conteúdo.

Você sonha com a primeira página do Google? Faça vídeos com conteúdo relacionado ao seu segmento. Um exemplo: se você tem um bom conteúdo sobre fitness e buscar a palavra chave correta, existe a enorme chance de seu vídeo ranquear numa lacuna de bom conteúdo em boas posições. 

3 - Você pode vender mais com vídeos no Facebook

O Facebook passou os últimos meses investindo em sua plataforma de vídeos.

Como atrair clientes usando vídeosSim, o Facebook tá batendo de frente com o Google na questão dos vídeos também. Você já notou o aumento da quantidade de vídeos em sua timeline?

Algo que até meses atrás não era tão constante, ultimamente tem se tornando muito comum: seus amigos postam vídeos tanto quanto enviam fotos.

E a rede social melhorou muito a interface de visualização dos vídeos. Agora eles tem sugestões de vídeos relacionados, sequências, etc.

Também se vê aumentar drasticamente o uso do Live, a modalidade "ao vivo" da rede social. Marcas e famosos tem usado a ferramenta para interagir em tempo real com a sua audiência.

Dica para usar o FB Vídeos nos seus negócios: aproveite que ainda não tem tantos usuários oferecendo conteúdo quanto no Youtube e salte na frente. Você pode também criar vídeos curtos e direcionar a audiência para seu canal no Youtube, e passar a vender mais com vídeos. 

4 - Você pode vender mais com vídeos usando o Instagram

O Instagram liberou vídeos de até 1 minuto para todos os usuários

Aumente Suas Vendas Usando VídeosO Instagram está entre as redes sociais que mais cresce atualmente. Entre suas últimas atualizações, está o fato de que, agora o conteúdo precisa ser relevante para o usuário, coisa que está já na política do próprio Facebook, dono da rede social de compartilhamento de imagens. Mas um dos grandes avanços foi a liberação de vídeos de até 1 minuto (antes eram 15s) para todos os usuários, em março passado.

Dica para usar o Instagram nos seus negócios: se você tem uma loja de roupas femininas, faça vídeos curtos ensinando as mulheres as melhores combinações entre peças, ou falando das tendências da estação, por exemplo. Dono de restaurante? Um vídeo curto ensinando qual vinho harmoniza melhor com determinado tipo de carne pode chamar muito a atenção do usuário.

5 - Snapchat e Periscope estão entre os apps queridinhos dos usuários.

Atraia Mais Clientes Usando VídeosSe você quiser saber mais sobre a diferença dessas duas ferramentas, veja esse artigo. Agora, falando rapidamente, esses dois aplicativos estão em "super-alta" entre os usuários. Depende do seu tipo de negócio, podem se adequar bem a sua estratégia. 

Basicamente, são app para vídeos curtos, onde em um é possível gravar os vídeos, que tem curta duração, e no outro, fazer vídeos ao vivo, também com prazo de validade definido.

Imagine fazer vídeos mostrando os bastidores do lançamento de um novo produto ou serviço, uma nova estratégia, um arquiteto que pode mostrar como uma nova tecnologia pode ser incorporada a reforma da casa de um cliente. Enfim, as possibilidades são infinitas. 

6 - A grande maioria dos "mensageiros" instantâneos permite conversas por vídeo

Vender Muito Mais Usando Vídeos

O que isso te diz? Meu amigo: os desenvolvedores desses aplicativos acompanham tendências mundiais, e fazem exatamente aquilo que o usuário espera/quer/deseja. Se os grandes mensageiros instantâneos estão adeptos dos vídeos, isso nos diz que ois usuários estão preferindo se comunicar e consumir conteúdo em vídeos, ao vivo ou não. 

Quer tirar a dúvida: teste Skype, Fb Messenger, WhatsApp, Google Hangouts. 

Apesar de esses aplicativos servirem como forma de comunicação entre os usuários, nada te impede de inovar e se comunicar com sua audiência via mensageiros instantâneos, e usando vídeos. Pense em sua estratégia, e aplique da melhor forma. 

Aproveite este conteúdo e venda mais usando vídeos, mas...

É necessário dizer que os usuários online não estão mais achando bacaninha o fato de ele estar navegando e de repente aparecer uma propaganda na sua frente. Você pode vender muito mais usando vídeos, desde que respeite a sua audiência e assim se torne respeitado por ela. Ofereça conteúdo de valor relacionado ao seu segmento. 

Sim, meu amigo empreendedor: hoje, quem quer ver propaganda, vai assistir a Sessão da Tarde. Se o seu usuário perceber que você só quer vender pra ele, vai te abandonar e você só vai perder tempo. Diferente da TV, na rede, o usuário tem o poder de escolher que não quer ver a sua propaganda. Tome cuidado com isso.

Venda Mais Usando VídeosProduza conteúdo que sua audiência quer consumir. Isso é possivel através de breves pesquisas. Você pode criar uma pesquisa através do Google Drive, por exemplo, ou criar uma pequena enquete em sua página do Facebook. Ou até mesmo usar um vídeo pra perguntar sobre o que as pessoas gostariam de ver como conteúdo. Isso pode te dar ferramentas para gerar conteúdo por um bom tempo.

Pra concluir, vou me repetir: produza vídeos! Vídeos curtos, vídeos simples, mas que entreguem conteúdo de valor para sua audiência. Lembre-se que os assuntos de interesse dessas pessoas vão além das ofertas de produtos. Aliás, talvez o que a sua audiência menos queria ver em um primeiro momento é uma oferta. 

Lembre-se que está tratando com pessoas, e elas devem ser o ponto central, é para elas que você deve desenvolver conteúdo relevante e que faça diferença na vida dele e no seu dia-a-dia. Ofereça dicas, ensine, envolva-se. 

Se você tem um hortifruti por exemplo, provavelmente o seu público se interessa por assuntos relacionados à vida saudável e atividade física. Se você tem uma agência de viagens, talvez seus seguidores vão gostar de receber dicas gastronômicas.

Termino esse post com duas dicas

Primeira: você precisa de uma plataforma onde seja possível criar e editar vídeos. Conheça a OMB100, onde você pode fazer isso e muito, muito mais.

Segunda: assista esse vídeo do Gabriel Rockembach, onde ele dá algumas ideias de como produzir conteúdo para o seu público.

Como Atrair Mais Clientes Pelo Youtube

Comentários